A soberania da reserva
Era um domingo a noite qualquer, tempo bom, nem calor, nem frio a ponto de precisar colocar uma blusa, daria até pra fazer uma boa caminhada para começar bem a semana. E como todo bom domingo com a família, a hora vai passando, acaba o futebol, acaba a sobremesa, faz aquela marmita pra garantir a segunda e hora de ir pra casa.
Chegando em casa, hora de abrir a porta, eis que a chave emperra na fechadura, e na ânsia para entrar em casa, eis que a chave quebra ao meio. São 21:30 da noite, de um domingo de tempo agradável e a impossibilidade de entrar em casa.
Pego o celular e pesquiso por “Chaveiro 24 Horas“, e aparece o senhor Miguel que mora próximo a região (ele provavelmente está acostumado com esse tipo de demanda), entro em contato e ele me diz que posso ficar tranquilo, em 20 minutos ele chegaria de moto.
Ao chegar, ele calmamente vai retirando de sua bolsa uma série de ferramentas que nunca vi na vida, em praticamente 4 minutos, ele desmonta a fechadura e retira o pedaço da chave que adentrou a fechadura. Ele me pergunta se quero trocar a fechadura (que ele recomenda) ou se quero manter a que já estava, e aí eu pergunto os valores envolvidos.
- Trocar a fechadura completa ficaria R$ 340,00
- Manter a fechadura ficaria R$ 190,00
Eu assustado com os valores, digo somente para manter a atual, e ele recoloca a mesma. Eu já posso entrar novamente dentro de casa, mas antes, devo fazer o pagamento ao senhor Miguel, ele diz que pagamento é somente à vista, e passo meu cartão de débito, sem nenhuma reação ou possibilidade de negociar.
Os 4 minutos mais caros que a reserva de emergência exigiu.
Seu Miguel recoloca suas ferramentas na bolsa, anota meu contato para enviar uma nota fiscal (caso eu queira), e comenta mais uma vez a necessidade de trocar toda a fechadura.
Finalmente consigo entrar em casa ao som de miau do Dante e consigo pensar no que fazer, e assim meu dinheiro de emergência da semana foi utilizado. Sem tempo para lamentar, o imprevisto justifica seu significado, e minha reserva também.
E vai mais uma semana sem problema, planejamento intacto.
Nota: esse conteúdo foi originalmente publicado no Linkedin.
Aqui você assina minha Newsletter
Receba em primeira mão meus textos, artigos, eventos e insights de carreira e inteligência financeira, e sem bla bla bla de ofertas milagrosas.